quinta-feira, 14 de abril de 2011

Angélica Ivo escreve sobre Alexandre Ivo - seu filho assassinado: Confissões de uma mãe

FOTO: Paula Ivo, Alexandre Ivo e Angélica Ivo (mãe)

Quero dizer que não tenho a dimensão de que minhas falas estão alcançando mais não pretendo me calar e diante disso espero está podendo de alguma forma explicitar o que verdadeiramente estou vivendo, sentindo e lutando por justiça pelo Alexandre, por nossa família e pelas pessoas que se enquadra em nossa classe social para que não deixem de acreditar que a justiça é para todos e que possam se conscientizar que também enquanto sociedade temos que fazer a nossa parte. Desde já espero que minhas palavras façam com que as pessoas entendam que o preconceito, a intolerância e o desrespeito matam dia a dia e a homofobia dilacera pessoas e suas famílias.



Eu constitui minha família aos 23 anos de idade e tive em seguida a primogênita que se chama Paula Ivo (17 anos) e um ano meio depois tive o Alexandre Ivo (14 anos) meu casamento teve um período curto de duração e voltei para casa dos meus pais e dei continuidade a minha vida juntamente com meus filhos e meus pais (eles cresceram com toda estrutura que uma família de classe média pode proporcionar) quanto à afetividade  isso nunca faltou em nossas vidas, ainda mais que os meus filhos preenchiam as nossas vidas com muita alegria e o Alexandre era o rapazinho da casa, muito protegido pela irmã e pela avó, chamava sempre a atenção porque era muito bonito e inteligente ele não se intimidava a participar de qualquer assunto, devido a minha separação eu sendo filha caçula toda minha família abraçou os meus filhos e isso gerou muito mais amor, cumplicidade, responsabilidade.



Na verdade, eu me dei conta nessa semana que passou pra ser mais exata no dia 29/03 na audiência que não aconteceu sobre o que Alexandre poderia vir a pensar na questão de sua orientação sexual e eu acredito pelo que conheço do Alexandre que talvez nem ele soubesse ou estivesse preocupado ainda com essa questão pelo simples fato de está entrando na fase do descobrimento, e quanto ao fato de amar ou deixar de amar meu filho pela escolha de sua orientação sexual não passaria nunca pela minha cabeça e nem pelo meu coração, não seria fácil, nunca é fácil ainda mais de se tratar de uma escolha que lhe traria ou não muitos momentos de auto-afirmação, enquanto pais, ficamos receosos pelo que os nossos filhos possam vir a sofrer e no caso do meu filho em particular não lhe deram essa opção... o condenaram a morte.



Nossa família acredita no contexto da palavra VALORES então somos bem ecléticos no contexto RELIGIOSO (Católicos, Espíritas e Evangélicos) no contexto RAÇA (Negros, Portugueses e Italianos), no contexto ORIENTAÇÃO SEXUAL (homossexual e heterossexual) então não teria como educa-los sem respeitar a diversidade, vivemos no Brasil e temos que crescer e educar nossos filhos com esta consciência e acima de tudo fazê-los conhecedor do significado de RESPEITO ao ser humano.



Eu não tinha conhecimento de crimes motivados por homofobia (crimes de ódio), não tinha conhecimento dos requintes de crueldade que um individuo comete com suas próprias mãos em outro ser humano motivado por homofobia, nem muito menos aceito o que leva um individuo a cometer tal crime, no meu caso, Alexandre foi seqüestrado, torturado físico e com certeza psicologicamente, ele foi agredido por mais ou menos 3 horas e pelo que tivemos conhecimento através do legista ele lutou o quanto pôde pela sua vida embora em uma luta desigual 3 homens de porte físico maior que o dele (23 anos) eu fico imaginando o quanto o meu filho implorou pela sua vida, o quanto ele pediu para que não fizessem tal violência contra ele, pois ele era um menino pacífico, tinha medo da violência e a sofreu na íntegra.



Na verdade a minha luta começou desde que soube da morte do Alexandre, primeiramente para que a polícia trabalhasse no caso e me trouxesse os verdadeiros fatos e aí quando me dei conta com a verdadeira motivação do assassinato do meu filho eu não poderia me esconder... seria como assassinar o Alexandre novamente, eu não me escondi, eu não tenho receio e nem vergonha de falar sobre o assunto, pelo contrário as pessoas têm que se dar conta de que crimes como esse pode acontecer com qualquer um, meu filho não foi assassinado em comunidade, ele foi assassinado por indivíduos de classe média que tem acesso a advogados... então vamos acordar, vamos fazer barulho e é por isso que vou fazer JUSTIÇA no caso Alexandre Ivo e infelizmente eles aguardam o julgamento em liberdade porque o nosso código penal só favorece a quem pratica o delito e não resguarda a vítima e eles vão se favorecer em não responder pelo crime de homofobia, porque o SENADO do nosso PAÍS é composto por fundamentalistas e religiosos que infelizmente são colocados por uma parte dessa nossa sociedade.



Eu na verdade ainda não tive oportunidades em relação aos pais, mas já me deparei com vários jovens que me consideram como a Mãe LGBT, como já falei não é fácil mais porque nós vamos dificultar ainda mais, temos que manter nossos filhos longe da violência, isso inclui nossa casa, respeite e com certeza será respeitado, converse, aprenda a ouvir e o aprendizado da diversidade vai ser tão natural e como eu queria ter tido essa oportunidade sendo meu filho homossexual ou não de estar hoje aqui com ele em meus braços... 



Para finalizar eu quero dizer que todos nós cidadãos temos como obrigação respeitar a diversidade como todo e nos incluirmos nela, a luta é por respeito à vida, hoje HOMOFOBIA MATA e o Alexandre Ivo retrata isso literalmente, pois vamos ficar com uma pergunta sem resposta se é que hoje isso tem tanta importância será que o Alexandre tinha se dado conta da sua orientação sexual? Isso não iremos saber por que ele já não se faz presente.



Obrigado!

Pela Criminalização da Homofobia!
Pela Vida, Pela Paz, Tortura e Impunidade, nunca mais. 

Angélica Ivo
(Mãe de Alexandre Thomé Ivo Rajão) 

12 comentários:

  1. FORÇA MULHER!!!...
    eu choro...não só pelo Alexandre...ou por vc...pois não os conheço....mas choro pelos milhares de adolescentes, pelos seus pais e familiares...pela sua dor...pelas suas mãos atadas....pela ineficácia do Estado...pela intolerância da sociedade....é uma tristeza doída...profunda...sou mãe...esposa...amiga...irmã....e o dia de amanhã só a Deus pertence !!!
    podemos fazer muito pouco...mas conte comigo para o q precisar !!!

    ResponderExcluir
  2. Devo saber pelo que sua familia passa em breve mais um aniversario do seu filho chegando em breve 1 ano sem o seu filho ao seu lado sou gay e sofro muito com o preconceito até mesmo dentro de casa pela minha mae não aceita minha opção sexual tenho 16 anos e tenho minha escolha não nascemos assim mais não é porque não nascemos assim temos que ser descriminados, espancados, torturados, como o que aconteceu sim temos que lutar por JUSTIÇA para que a justiça seja feita e não por ter sido feita por homens de classe media que tenha que ficar impune a LEI é para TODOS! FAÇA VALER ISSO QUE CHAMAM DE LEI.

    ResponderExcluir
  3. Falo de São Luís - MA. Hoje é dia das mães, Angélica. O 1º dia das mães sem o Alexandre Ivo. Tenho 23 anos, não tenho filhos e, por maior que seja meu sonho em ser pai um dia (amo crianças), não sou capaz de sequer imaginar a dimensão da dor e tristeza pelas quais você passa hoje. Sinto muito por sua perda, mas você ganhou uma família nova: todas as mães e pais que também perderam seus entes queridos por causa da homofobia, militância LGBT. Quanto a mim, milito, debato e faço meu máximo pr evitar que outras mães passem pelo que você passou. Força, estamos ao seu lado para cobrar JUSTIÇA. Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  4. É um absurdo esses assassinos não estarem presos!
    FORÇA! Tenho esperança que a lei se fará presente.

    ResponderExcluir
  5. Lila Rodrigues

    Angelica estarei sempre com vc, esteja onde estiver. Fiquei emocionada quando vi essas fotos do Alê, lindo, cheio de vida, e ele era assim, especial. Não tenho palavras para descrever mais nada,que Deus conforte o seu coração e te dê forças para lutar pela justiça.
    bjs linda.

    ResponderExcluir
  6. Angélica gostaria muito que vc visitasse meu blog..estive em Brasilia dia 17 e tiver o grande prazer de ter conhcer.fiz uma homenAgem ao anjo Alexandre.
    Fica com deus guerreira ele esta sorrindo pra tir todos os dias...esse sorriso q vc sabe q jamais será a apagado de seu coração.e conte sempre com esse seu amigo aqui...gostaria muito de saber de vc se vc tem a camisa do alexandre para q eu possa comprar .nao sei...Abraço forte de JAILSOM REDLLEY de NATAL/RN....84 8818-5798.

    ResponderExcluir
  7. - ée triste dizer que o alexandre se foi,mas é fácil dizer que ele não morreu , porque ninguém morre quando permanece vivo no coração de alguém .
    Eu sou BIXESUAL ( Não assumido ),tenho 17 anos e uma mente de um estudante de universsidade !
    Não estou aqui para me achar o tal - até mesmo porquê não sou nada diante de quém é superior a mim - ( Somente Deus ! );*
    Angélica Ivo,o que eu tenho a ti dizer no momento ée que você realmente ée uma MULHER-BRASILERIA -CORAJOSA(Porquê luta pelos seus Direitos),-E VENCEDORA !


    - Teve uma coisa no AleH '
    Qê eu mesmo percebir ...
    " O sorriso dele nunca , jamais irá ser apagado de seu Coração "
    Força para você e toda sua Família !

    Marlison Martins -São Paulo /SP
    e-mail (marlisonmartins_22@hotmail.com)

    ResponderExcluir
  8. - ée triste dizer que o alexandre se foi,mas é fácil dizer que ele não morreu , porque ninguém morre quando permanece vivo no coração de alguém .
    Eu sou BIXESUAL ( Não assumido ),tenho 17 anos e uma mente de um estudante de universsidade !
    Não estou aqui para me achar o tal - até mesmo porquê não sou nada diante de quém é superior a mim - ( Somente Deus ! );*
    Angélica Ivo,o que eu tenho a ti dizer no momento ée que você realmente ée uma MULHER-BRASILERIA -CORAJOSA(Porquê luta pelos seus Direitos),-E VENCEDORA !


    - Teve uma coisa no AleH '
    Qê eu mesmo percebir ...
    " O sorriso dele nunca , jamais irá ser apagado de seu Coração "
    Força para você e toda sua Família !

    Marlison Martins -São Paulo /SP
    e-mail (marlisonmartins_22@hotmail.com)

    ResponderExcluir
  9. Infelizmente essas tragedias acabam virando estatistica e acabam não fazendo nada a respeito,e triste perder vidas como a de seu filho perdidas mas para acontecer alguma coisa temos que lutar para que as leis mudem completamente. temos que passar nosso pais a limpo em todos so sentidos

    ResponderExcluir
  10. Comovida com seu depoimento, com seus ideais, com seu blog, e com sua situação de mãe. Sou mãe, acredito que não podemos sempre proteger nossos filhos. A ignorância, intolerãncia, falta de respeito anda muito perto da gente... infelizmente. Força pra vcs... !!!!!!!!

    ResponderExcluir
  11. Angélica, lute pela memória do Alexandre, vc foi escolhida por Deus, para ser a mãe dele, deve se sentir orgulhosa, em ter tido esse privilégio, ele era lindo! Mas linda ainda é sua garra em lutar, para que essa brutalidade fique impune, tudo que vai volta, com certeza esses marginais, filhos do demônio não ficaram empunir na justiça divina, que vergonha é a lei desse pais, força, o Alexandre, não morreu, ele vive em outro plano, talvez ele estava muito evoluído para este que vivemos.att. lívia

    ResponderExcluir
  12. Força Angelica, seu filho tornou-se um anjo, luz. Que Deus te abençoe.

    ResponderExcluir