quinta-feira, 4 de agosto de 2011

RETA FINAL DE INSENSATO CORAÇÃO E O CASO ALEXANDRE (V)IVO


RETA FINAL DE INSENSATO CORAÇÃO: GILVAN, “um menino gay, branquinho, do interior, órfão de mãe, sofre preconceitos do pai e do irmão por ser gay, vem para o Rio de Janeiro, não tem onde morar, seu dinheiro acaba quando chegou por conta da Parada LGBT, pelo alto preço dos produtos, acolhido pela dona do quiosque LGBT onde arrumou trabalho e moradia” foi ASSASSINADO, mas com ele, nos próximos capítulos, vai o casal gay Hugo e Eduardo, pelas mãos do mesmo assassino.

Na vida real, estamos na RETA FINAL DO PROCESSO CRIMINAL DE ALEXANDRE IVO, pelo menos dia 11 de agosto, às 14 horas, será o tão esperado depoimento dos três suspeitos do assassinato, última audiência processual e o pronunciamento da Juíza Patrícia Aciolli da 4ª Vara Criminal de São Gonçalo-RJ.

Na novela Insensato Coração, as cenas do assassinato do menino GILVAN:
Bem, pode-nos parecer que a realidade se misturou com a ficção, no caso do assassinato do menino GILVAN e o caso ALEXANDRE IVO na novela Insensato Coração. Claro, é uma obra de ficção, mas muito nos faz lembrar, que há exato um ano e um mês, morria nosso ALEXANDRE IVO. Mas o mundo real não é o ficcional das novelas, no mundo real, o rosto transfigurado pelas agressões, as lesões corporais, os dentes quebrados, a cabeça rachada, o sangue escoado no chão e o corpo quase que esquartejado APARECEM para infelicidade, dor, sofrimento e tristeza para seus familiares e amigos. 

Pode parecer que a aparição do GILVAN, um menino de mesmo biotipo e características do ALEXANDRE IVO, branco, de bom porte pela idade, bem apessoado, apresentável, carinhoso, meigo, inteligente, sorridente, sensível e educado, tenha aparecido no folhetim global para mostrar que o mundo perverso e homofóbico está cada vez mais violento e cruel, que é necessário mais que denúncias pelos crimes de ódio contra a vida de LGBT, que é urgente a luta por uma legislação federal específica que criminalize a homofobia para que haja um cessar de tantas mortes cruéis e violentas, tantas agressões e violações de direitos humanos de LGBT, e não exclusivamente, em qualquer faixa etária e geração, mas em particular com a juventude que vem cada vez mais sendo exterminada socialmente.
O fato é que ao ver um personagem tão parecido com o Alexandre Ivo, inclusive no seu assassinato - pois é notório e público e as provas são incontestes, um único assassino não exterminaria sozinho sua vítima, eles andam em dupla, em tripla e até mais - separamos a ficção da realidade. O encontro da sua mãe adotiva carioca da novela com o corpo do Gilvan foi o mesmo quando Angélica Ivo, a mãe da vida real, encontra seu filho no IML, só que com mais intensidade, com mais realidade e muito mais muitas lágrimas, pois o que a TV não mostra é feio – assim como a troca de afeto público ou privada do casal gay Eduardo e Hugo, que terão o mesmo fim do Gilvan e do ALEXANDRE IVO, serão assassinados.
Infelizmente, esse contraditório, pode até parecer pedagógico, mas não é essa a mensagem que a Globo, de certa forma, está passando,com os gays da novela, com o decreto da morte social da troca de afetos LGBT e os tantos preconceitos, radicalizados em muitas vezes com sustos (Roney), agressões (Chicão) e os assassinatos violentos (Gilvan e o casal esfriado e censurado, Eduardo e Hugo). Só sobrou o outro advogado gay que de tão assexuado nada acontece com ele. 

Ao que parece é que as cenas da MORTE devem também ter sido censuradas, mas está lá um corpo frio estendido no chão, tanto do Gilvan, como do Alexandre Ivo. Na TV só mostra os pés do menino, mas na vida real, estampada no jornal da cidade, o corpo de Alexandre Ivo apareceu, justamente, a reportagem estava na íntegra nas páginas policiais. Como na novela, seu assassinato não foi a “queima-roupa”, mas se diferenciou porque além dos socos e chutes, também teve paulada sobre todo o corpo, mas exclusivamente, como na novela, na cabeça, tanto que o laudo detalha o seu traumatismo craniano, mas diferente da novela, ele foi enforcado com sua própria camiseta, aquela da seleção brasileira de futebol, já que ele saiu vestido assim, simplesmente porque foi assistir a um jogo do Brasil por ocasião da Copa do Mundo na casa de sua amiga lésbica, junto com outros amigos gays e lésbicas. Outra diferença é a idade, apesar das aparências, o Gilvan diz ter 18 e o ALEXANDRE IVO tinha somente 14 anos de idade e tinha sonhos e planos, diferente do Gilvan, sobre o futuro, mas ambos de igual forma tinham desejos de viver se não fosse a retirada violenta desse direito por parte de alguns que sem civilidade, sem culpa e remorsos, continuam vivos por aí contando com a impunidade.

Pela Vida
Pela Paz
Tortura e Impunidade Nunca Mais!
Pela Criminalização da Homofobia!
Abraços Fraternos,
Angélica Ivo, 
Paula Ivo,
Marco José Duarte.

5 comentários:

  1. Caramba,a Marco! Estou muito emocionada com suas palavras...Assisti a cena cena que foi ao ar ontem e senti muito nojo...Como pode existir tanto preconceito? Espero, torço, rezo, de coração, que a justiça seja feita! Esses monstros não podem ficar impunes!!!

    ResponderExcluir
  2. Fui professora do Alexandre, e estou junto com todos vocês nessa luta. estarei tircendo pra no dia da audiência, seja feita justiça. Realmente era um menino doce, educado, carinhoso...Fiquei chocada ano passado quando soube, e mais ainda ontem, na novela. me lembrei dele imediatamente. Deus abençoe o coração dessa mãe, dessa irmã, que eu tive o prazer de conhecer, e confortar toda famíçia, por essa irreparável perda. JUSTIÇA!

    ResponderExcluir
  3. realmente é um absurdo este mundo em que vivemos
    como pode uma coisa dessa em pleno século 21 esta merda de preconceito ainda rodeando nós homossexuais
    móro em são josé do rio preto e ja sofri violência por ser homossexual mas ñ deixei parar porai abri um bó e ferrei os crapulos que me agrediram mas infelizmente o ALEXANDRE ñ teve como se defender mas a justiça de DEUS é a que nós esperamos pois ela que é a mais cobrada que deus conforte o seu coração ANGÉLICA e de todos que teve a oportunidade de conhesser seu filho bjs sempre, e fique na santa paz e juntos vamos continuar orando por ele!!!!

    ResponderExcluir
  4. 11 de agosto, às 14 horas, seria o tão esperado depoimento dos três suspeitos...

    e agora?
    a juíza foi assassinada
    e essa corja covarde e torpe continuará livre

    ResponderExcluir