sexta-feira, 26 de agosto de 2016

(R)EXISTÊNCIA: Sobre a retirada da candidatura no PSOL


CARTA DO MOVIMENTO ALEXANDRE (V)IVO SOBRE A RETIRADA DA CANDIDATURA DE JORGE SANTANA PELO PSOL – SÃO GONÇALO-RJ

Cabe esclarecer que o Movimento Alexandre (V)IVO não se restringe e nunca se restringiu à dor e ao luto dos familiares e amigos. Nossa luta, enquanto movimento, feito por muitos e muitas, LGBT ou não, emergiu em decorrência do assassinato de Alexandre Ivo, ocorrido em 21 de junho de 2010 - isto é fato, mas SOMOS TOD@S ALEXANDRE IVO, signo da luta contra a HOMOFOBIA, nesses 6 anos de sua MORTE, seja em São Gonçalo, Niterói, Rio de Janeiro, e tantas cidades pelo Brasil e mundo afora quando a LGBTfobia aparece, quando a VIOLÊNCIA aparece, quando a INJUSTIÇA aparece, quando um de nós LGBT é ASSASSINADO/A.


Para nós, não houve retratação e nunca terá. Primeiro, pelo problema ético-político da OMISSÃO e SILENCIAMENTO do até então candidato aos familiares, mas, principalmente, as/aos companheiras/os de partido, como somos, pois são todos e todas militantes em diversos setores da vida social, antirracistas, antiproibicionistas, antimanicomiais, abolicionistas, em defesa da saúde e educação públicas, democratização das comunicações, de bairro, pela moradia, LGBT, feministas, estudantis, sindicalismo, professor@s etc e muit@s dess@s integrant@s do Núcleo Dandara, haja vista o rol de assinaturas em documento enviado recentemente à executiva estadual do PSOL por conta de um outro problema ético-político provocado pelo candidato a prefeito da cidade pelo partido. Ninguém faz nada sozinho, nenhuma militância é solitária e isolada, ela é feita de forma coletiva dentro e fora do partido, entre muitos. Todos e todas têm o seu valor e importância militante.


Segundo, pelo depoimento como TESTEMUNHA DE DEFESA e não de CARÁTER, como queiram justificar, quando afirmou em juízo estar com um dos assassinos em um bar no bairro do Mutuá horas depois do jogo do Brasil e horas antes do assassinato de Alexandre Ivo. Isso confere com o conteúdo do documento por nós cedido a público, extraído do processo criminal, que se encontra novamente aberto pela Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro. Bom ressaltar que os ditos assassinos continuam réus, o processo não foi arquivado e a qualquer momento a Justiça retomará o caso, em uma nova Vara e com um novo juiz ou juíza. Isso se deve ao IMPRONUNCIAMENTO da Juíza da 4ª Vara Criminal, que assim como as diligências em sua totalidade não foram cumpridas, o parecer da mesma apresenta falhas e equívocos. Sempre a velha questão da interpretação dos fatos, o que foi questionado pela família que entrou com recurso contra o Estado, além do próprio sistema de Justiça ser LGBTfóbico estruturalmente.


Não somos hipócritas nem oportunistas em tempos eleitorais, e em nenhum momento fomos procurados para uma conversa por parte do até então candidato e sua organização, nesses seus 3 anos de filiação e cabe ressaltar que hoje em dia o que não faltam são canais de comunicação. Reafirmamos mais uma vez que o Movimento Alexandre (V)IVO, em outra CARTA divulgada, apelou pela retirada da candidatura em nome da ÉTICA, sem inquisição, moralismo, punição e criminalização, mas pelos valores que nos unem em prol da construção de uma nova sociabilidade coerente, honesta e solidária, dentro e fora do partido, na perspectiva da emancipação humana que todos e todas têm apostado para um mundo melhor, sem dominação, exploração, discriminação e hierarquização de opressões e oprimidos. Por conta disso, nos damos por minimamente satisfeitos pela retirada da candidatura, apesar de uma justificativa apelativa e vitimista em torno de problemas emocionais do até então candidato e de sua família, sem levar em consideração, a empatia e a alteridade, desses 6 anos de (r)existência-sofrimento dos familiares e amigos de Alexandre Ivo.


Ninguém vai trazer o Alexandre Ivo de volta, mas ele estará em nós todas as vezes que a luta contra a homofobia e a injustiça se fizerem presentes. Por conta disso, não autorizamos mais nenhum uso oportunista ou eleitoreiro do seu nome e imagem, pois para nós, militantes, quem defende assassino ou defendeu o indefensável é contra nossa luta e a favor da IMPUNIDADE e desse sistema de (in)justiça.


Pela vida e pela paz!
Torturas e assassinatos por LGBTfobia, por racismo, por machismo, por cisheteroseximo e por pobreza, NUNCA MAIS!



São Gonçalo, 26 de agosto de 2016.


Movimento Alexandre (V)IVO

(composto pela mãe, irmã, pai, primos, primas, avós, tios, tias, amigos e amigas, vizinhos e vizinhas, professores, sindicalistas, feministas, capoeiristas, antirracistas, LGBT, antimanicomiais, antiproibicionistas, abolicionistas penais, militantes estudantis, de bairro, por moradia, por saúde, em defesa do SUS, pela defesa da educação pública, por democratização das comunicações, por justiça, contra a criminalização dos movimentos sociais, contra o genocídio da juventude negra, contra a intolerância religiosa, por direitos humanos e cidadania, muitos desses ainda filiados ao PSOL, mas alguns desses se desfiliarão em breve ou mesmo já se desfiliaram em decorrência do fato e principalmente pelo silêncio nas instâncias partidárias e pelos parlamentares, em sua grande maioria)

Um comentário:

  1. Hoje vim a ler esta matéria, pelo motivo de não ter visto na lista de mensagens do meu facebook, também devido à correria do dia a dia. Entendo seu ponto de vista, e saibam que eu realmente sinto muito, primeiro, como ser humano, e segundo, por fazer parte de uma das letras da sigla do movimento. Jamais foi minha intenção defender a atitude do então candidato, eu só quis colocar ali naquele post, como informação, a dita retratação do candidato envolvido. Em nenhum momento quis contrapor de alguma forma a família, que merece todo o nosso respeito. Foi uma decisão acertada do então candidato retirar a sua candidatura sim, e entendo perfeitamente o motivo da família não reconhecer como retratação a nota dele e da corrente da qual ele pertence, apesar do fato do mesmo e da corrente terem soltado uma nota ser significativo, pra mim, de alguma forma. Por fim, me sinto realmente desconfortável com essa situação, como esquerda e como pró-direitos humanos, e ainda mais acontecendo num partido no qual confio, que é o Psol, ao qual não sou filiado, mas simpatizo. E com vocês, o desconforto e o constrangimento deve ser maior ainda... Por isso, toda a minha solidariedade ao Alexandre Ivo e a família, sempre! (eu só quero que a família leia, não precisam publicar, se não quiserem)

    ResponderExcluir