quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

CARTA AO PROCURADOR GERAL DE JUSTIÇA - RJ

 
No dia 07 de dezembro de 2010, a pedido da Angélica Ivo (mãe) e Marco Duarte (primo), a frente parlamentar pela cidadania LGBT terá uma audiência com o Procurador Geral de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, às 10:00.
O objetivo de nosso encontro é solicitar um comprometimento do Ministério Público daquele estado no acompanhamento e apuração do caso. 
Assim, é de extrema que o documento em anexo seja assinado  por as entidades do movimento LGBT, da defesa dos direitos de crianças e adolescentes, e demais organizações de direitos humanos. 
Não podemos deixar que este triste caso fique impune.
Aquelas instituições e militantes que forem assinar, favor, responder aos emails : caio.varela@gmail.com e majodu@gmail.com
Favor divulgar em suas redes e contatos.
PRECISAMOS DAS RESPOSTAS ATÉ SEGUNDA  ÀS 16:00 sem falta.

Ao Exmo Sr Dr
Claudio Soares Lopes
Procurador Geral de Justiça do Estado do Rio de Janeiro


Nós, familiares, parlamentares, entidades da sociedade civil organizada e amigos do adolescente Alexandre Thomé Ivo Rajão, 14 anos, assassinado no dia 21 de junho de 2010 continuamos em nossa árdua luta por justiça e contra a impunidade. Os fatos ocorridos são de conhecimento público e expostos principalmente pelos veículos de mídia impressa e televisiva.

Temos nos empenhado, em conjunto, para que os ditos supostos assassinos sejam condenados. O processo encontra-se no Fórum de São Gonçalo-RJ e tem quase 5 volumes, com audiência marcada para o dia 07 de dezembro de 2010. Existem várias provas: laudo pericial do carro apreendido pela 72ª DP; registro das conversas a partir da quebra do sigilo telefônico dos ditos supostos assassinos; resultado do teste de DNA da mãe que aponta compatibilidade sanguínea com o sangue encontrado no laudo pericial do carro; registro dos depoimentos das testemunhas. Tudo nos leva a crer que os supostos assassinos, que respondem ao processo em liberdade, são os verdadeiros criminosos.

No dia 28 de setembro houve a I Audiência e nessa o depoimento do médico-legista apontou para sinais antes não registrados no laudo do IML, o que para nós reforça que os supostos assassinos são os autores do crime de intolerância e barbárie. No dia seguinte, como já estava programado, 29 de setembro, realizamos o I ATO ALEXANDRE (V)IVO no Auditório da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ em São Gonçalo-RJ que contou com quase duzentas pessoas, oriundas dos movimentos sociais, como LGBT, mulheres, culturais, sindicais, estudantis, acadêmicas, professores, a comunidade em geral e várias lideranças de partidos políticos, como o Deputado Estadual Marcelo Freixo (PSOL), presidente da Comissão de Direitos Humanos da ALERJ, os Deputados Federal e Estadual eleitos, respectivamente, Jean Wyllys (PSOL) e Janira Rocha (PSOL), representantes do Vereador Renatinho (PSOL), bem como tivemos o apoio de diversas entidades que não puderam estar presentes.

Convocamos uma nova manifestação, aproveitando a II AUDIÊNCIA, dia 07 de dezembro, a partir das 15 horas, para o II ATO PÚBLICO ALEXANDRE (V)IVO, em frente ao novo FORUM de SÃO GONÇALO, mas também porque no dia 30 de novembro, se Alexandre tivesse entre nós, completaria 15 anos de idade, nesses 5 (cinco) meses do seu ASSASSINATO.   

Nesta oportunidade de audiência com Vossa Excelência, vimos apelar para que o Ministério Público faça um levantamento do local do crime e da identificação biológica por análise de DNA da própria vítima, a partir da exumação do corpo. Com esses dados e os demais elementos de prova existente nos autos, esperamos que o MP leve os supostos assassinos a julgamento com a  acusação de homicídio triplamente qualificado e tortura de um adolescente.

Solicitamos, ademais, todo o empenho do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro para que se faça justiça em face do bárbaro assassinato do adolescente Alexandre Ivo.



Rio de Janeiro, 07 de dezembro de 2010.


Senadora Fátima Cleide
Deputado Federal Iran Barbosa
Deputado Federal Carlos Abicalil
Deputada Federal Fátima Bezerra
Deputada Federal Manuela D’Avila
Deputada Federal Iriny Lopes
Deputada Federal Cida Diogo
Deputado Federal Eleito Jean Wyllys
Deputado Estadual Marcelo Freixo
Deputada Estadual Eleita Janira Rocha
Angélica Ivo – Mãe
Marco Duarte – UERJ
Caio Varela -  Assessor Parlamentar
Washington Castilho – Grupo LGBT Liberdade
Julio Moreira – Grupo LGBT Arco-Íris
Anna Uziel – LIDIS/UERJ
Guilherme Almeida – LIDIS/UERJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário