segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

CASO ALEXANDRE IVO CAI EM CONCURSO PÚBLICO NO RIO DE JANEIRO

CASO DE HOMOFOBIA É TEMA EM CONCURSO PÚBLICO NO RIO DE JANEIRO

Nesse domingo, dia 19 de dezembro, ocorreu Concurso Público para o CEFET-RJ e na prova de português para o ensino médio, um dos textos utilizados teve como tema a questão da intolerância e homofobia, justamente uma notícia do jornal sobre o caso do Alexandre Ivo.

Eis a questão:

"TEXTO I:
POLÍCIA INVESTIGA AÇÃO DE SKINHEADS CONTRA GAYS NO RIO DE JANEIRO
Italo Nogueira

Cartazes em defesa do “orgulho hétero” e cartilhas contra o projeto que criminaliza a homofobia foram espalhados pela periferia do Rio por grupos de skinheads. Para a polícia do Rio, essas gangues são responsáveis por uma série de ataques a homossexuais da zona sul do Rio, em Nova Iguaçu, São Gonçalo e Niterói. A polícia diz não saber quantos gays foram vítimas dos skinheads, que se organizam pela web.  Mas apura se Alexandre Ivo,  14,  torturado e morto há duas semanas em São Gonçalo, foi vítima de ataque homofóbico.
Ele e amigos participavam de uma festa quando começou uma discussão com outro grupo.  Após  a  briga,  com agressões  verbais  e  físicas,  os  amigos  de  Alexandre  foram à delegacia registrar queixa e voltaram para a festa. Por volta de 1h30, o menino foi embora sozinho. Não foi mais visto. No dia seguinte, seu corpo foi  achado em um terreno baldio.  Havia sido asfixiado e tinha lesões no crânio, possivelmente causadas por pedradas e agressões com barras de ferro.
A polícia chegou aos suspeitos pelo Disque-Denúncia e apura se o crime foi motivado por homofobia ou pela briga. Para a mãe de Ivo, Angélica Vidal Ivo, 40, ele “sofreu a agressão por conviver com homossexuais”.
Os três envolvidos, Allan Siqueira de Freitas, 22, André Luiz Maçole, 23, Eric DeBruim, 22, presos preventivamente, negam o crime e ligação com skinheads.A Secretaria Estadual  de Direitos Humanos do Rio acompanha as investigações e ONGs  organizaram passeata  contra  o  crime.  Amigos  de  Ivo  dizem,  porém,  que  foram ameaçados. “Uma pessoa me ligou e disse que ia me matar se eu viesse”, disse um rapaz.
A Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática diz fazer  rondas sistemáticas para tirar do ar sites que defendam a homofobia. “Conseguimos  tirar  quando há defesa  clara a agressões  ou assassinatos,  por  ser
incitação ao crime. Mas uma lei contra a homofobia, como existe contra o racismo, facilitaria nossa ação”, diz a delegada Helen Sardenberg.
(Folha de São Paulo Online. 6 de julho de 2010. 
Disponível  em: http://criasnoticias.wordpress.com/2010/07/07/ 
policia-investiga-acao-de-skinheads-contra-gays-no-rio-de-janeiro/)"




Abaixo o link da prova do CEFET-RJ


Isso representa uma vitória, o caso do Alexandre Ivo é emblemático nacionalmente na luta contra a homofobia e principalmente no assassinato da juventude no Brasil. Parabenizamos a iniciativa desta instituição pública por tematizar a homofobia em seu concurso público. Afinal o CEFET - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca é uma organização educacional e é urgente e necessário que essa temática entre no debate cotidiano escolar já que é um espaço que vem hostilizando muitos LGBT.

Saudações
Angélica Ivo e 
Marco José Duarte


Um comentário:

  1. Força linda família, Jesus disse que o escandalo era necessario, que o escandalo envolvendo esse anjinho gere muitas mudanças para essas crianças que vivem com a coragem de seguir sua essencia. Abraços e muita luz!

    ResponderExcluir